quinta-feira, 9 de junho de 2016

O que significam os trajes da Igreja Católica?


1. Batina 
Por baixo de tudo estão a batina ou as roupas comuns. Ela é preta (que significa a morte para o mundo), tem 33 botões (a idade de Cristo) e 5 abotoaduras (as chagas de Jesus). 


2. Amito 
Essa peça, que cobre os ombros e o pescoço, pode ser circular ou retangular. No século 7, quando foi criado, o amito era uma espécie de capuz que simbolizava a disciplina dos sentidos e do pensamento do sacerdote. 


3. Alva 
A túnica branca que cobre o corpo inteiro do padre simboliza inocência e pureza. 




4. Cíngulo 

Cordão amarrado na cintura, símbolo da luta contra as "paixões desregradas" do mundo. Representa o voto de castidade do padre: a escolha que ele fez de resistir às tentações carnais.


5. Estola 
Simboliza a autoridade espiritual do padre e a sujeição a Deus. A estola é como o uniforme dos policiais, ou seja, quando o sacerdote a veste ele está "fardado", ocupado com algum dever eclesiástico. 


6. Casula 
Eis uma influência antiga: trata-se de uma adaptação das vestes romanas usadas nos primeiros anos da religião. Seu nome significa "pequena casa", e ela simboliza a sujeição a Deus como um fardo que não é pesado

via: http://super.abril.com.br/historia/o-que-significam-os-trajes-da-igreja-catolica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vaticano Diocese de Fortaleza CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Código de Direito Canônico www.catequista.net/catecismo/ Canção Nova
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...